Resultados do Desktop Linux Survey 2007

A sondagem Desktop Linux Survey terminou e os resultados já são conhecidos.
Este ano, como já era de esperar, o Ubuntu - que inclui também o Kubuntu, Xubuntu e Edubuntu - terminou em primeiro lugar nas distribuições preferidas, com 30% dos votos. O segudo lugar é ocupado pelo OpenSuse e Suse Linux Enterprise Desktop, e o terceiro lugar ocupado pelo Debian e distribuições baseadas em Debian (com excepção da "família" *buntu).
Nos ambientes gráficos, o GNOME ultrapassou o KDE; o primeiro contabilizou 45% das preferências dos utilizadores e o segundo 35%. Finalmente os utilizadores começam a ver o poder e a qualidade do GNOME (sim, é uma opinião tendenciosa).
Na preferência dos browsers, nenhuma surpresa. O Firefox ocupa o primeiro lugar com 60% dos votos, seguido do Konqueror e do Opera, com 14% e 12%, respectivamente.
Para enviar emails, os utilizadores preferem o Thunderbird e depois o Evolution. Não é que o Thunderbird seja mau - não o é -, mas acho o Evolution melhor em quase todos os aspectos.
O Wine é o preferido para executar aplicações de Windows em GNU/Linux, com 44% dos votos. O VMWare é o segundo da lista, com 27%, e o VirtualBox o terceiro, com 8%.
Esta votação não é uma mostra muito precisa das preferências dos utilizadores, nem do número de utilizadores de GNU/Linux, mas pode muito bem ser usada como uma referência aliada a outros dados, como o ranking do Distrowatch.

{Fonte: DesktopLinux}