Bash-social-updater: um script para actualizar serviços de microblogging

bash-social-updater

Há uns dias, vi uma mensagem do Alexandre Oliva no Identi.ca com uma forma de actualizar este serviço de microblogging utilizando o wget (na realidade, foram duas mensagens, porque, tal como no Twitter, o Identi.ca limita os updates a 140 caracteres). Como o meu tempo livre é demais e eu tenho que me ocupar com alguma coisa para não enlouquecer, decidi colocar este método num script bash e também adicionar uma forma de enviar os updates para o Brainbird - que, tal como o serviço de microblogging que mencionei anteriormente, corre Statusnet.

Só agora é que estou a iniciar-me em bash scripting, por isso ainda demorei alguns minutos até ter a versão inicial pronta. Depois, comecei a pensar em possíveis novas funcionalidades e a transformá-las em código. O que começou como brincadeira, agora já cria shorturls com o tinyurl.com e começa a ter suporte básico - ainda que desactivo por omissão e num estado não muito usável - para Friendfeed.

Uma das coisas que queria fazer era enviar a link da aplicação para o serviço de microblogging em cada update, como fazem o Gwibber e Tweetdeck, por exemplo (no nome da aplicação usada, conter a link para a página dela). Perguntei ao responsável do Brainbird.net como era possível fazê-lo com a api, já que a documentação não foi grande ajuda, e ele disse-me que isso tem que ser adicionado por ele. Esta foi uma das funcionalidades que não pude implementar.

Já que a funcionalidade que mencionei anteriormente tem que ser adicionada por ele e eu precisava de uma página para o script, decidi colocá-lo no Google Code. Isto permitiu-me começar a usar o mercurial e a perceber melhor como funcionam os distributed revision control (controlo de versões distribuido, é talvez a melhor tradução que me ocorre).

Já que coloquei o script no Google Code, decidi que iria adicionar mais algumas funcionalidades. Uma delas é a utilização do ur1.ca para encurtar as links. Outra, é a utilização do ncurses para o interface do script, o que vai permitir maior modularidade na escolha dos serviços de microblogging que se pretendem actualizar. Também, quero adicionar suporte para o Friendfeed, leitura dos dados de login e link da api a partir de um ficheiro (que muito provavelmente se vai chamar .social-network-updater-rc) e separação do código por funções.

Este script, a que chamei bash-social-updater, é básico e não esperem grande coisa dele. Como já referi, só agora estou a dar os primeiros passos com bash scripting. Com o tempo, contudo, espero que ele se torne algo menos básico.

publicado por brunomiguel às 02:22 | link do post | comentar