Como publicar posts no Sapo Blogs com o Blogilo (e provavelmente com qualquer outro cliente de blogging)
Clica na imagem para a veres nas dimensões originais
Se andavam à procura de um cliente de blogging para interagir com o Sapo Blogs e de uma forma de o fazer, aqui podem ver o método e uma recomendação de aplicação.
Primeiro, a recomendação de aplicação.
O blogilo é um cliente de blogging livre que passou a fazer parte do KDE há muito pouco tempo. Como é uma aplicação que usa o Qt como toolkit gráfico e, se não me engano, escrita em C++, não deverá ser muito complicado conseguir usá-lo em sistemas operativos como Windows e Mac OS X. Esta versatilidade até podia ser aproveitada pela equipa do Sapo Blogs para disponibilizar um cliente oficial para o seu serviço.
O programa permite publicar posts sem complicações e até deixa pré-visualizar os textos como se fossem vistos no próprio blog. É uma funcionalidade bastante interessante, esta. Infelizmente, todos os posts já publicados e abertos na aplicação aparecem com a codificação dos caracteres toda atrofiada - não sei se é problema do programa ou do Sapo Blogs.
Agora, o método para publicar posts.
Publicar posts com o Blogilo no Sapo Blogs é simples, como podem ver pela imagem. Este método poderá mesmo ser usado com outras aplicações.
No Blogilo, quando adicionarem um blog, têm vários campos para preencher. O primeiro, «Título», é o nome usado para identificar o blog na aplicação; podem usar o nome do blog ou outra coisa qualquer, porque ele apenas permite identificar o blog na lista de blogs que vocês configuraram na aplicação. No campo abaixo têm que colocar o endereço https://blogs.sapo.pt/interface/blogger, ou então não conseguem publicar posts. No campo «Utilizador», inserem o email que usam para fazer login no Sapo Blogs e, de seguida, colocam a password no campo «Senha».
Atenção: não cliquem no botão «Auto Configurar». É raro ele funcionar como deve ser.
Como vêm, a janela de configuração do blog tem três separadores. Os campos anteriores pertecem ao primeiro e os que temos que preencher de seguida estão no segundo, «Avançado». Seleccionem esse separador e escolham «Blogger 1.0 API» como API do blog. De seguida, cliquem no botão «Buscar ID» e escolham o vosso blog da lista que irá aparecer (a lista só deve aparecer se tiverem mais que um blog). Para finalizar, só têm que clicar em «OK».
Agora, estão prontos a publicar posts no Sapo Blogs sem ter que aceder ao interface web do serviço. Boas "postas de pescada".