O porquê das muitas versões do Windows Vista e Windows 7
Este post é para todos aqueles que acham estranho e/ou gozam com as muitas versões do Vista e agora do Windows 7. Pode ser que assim percebam.
O Vista teve mais de 100 versões diferentes, e o 7 vai pelo mesmo caminho, devido a uma muito bem montada estratégia por parte da Microsoft, sempre com o cliente em mente. Como diferentes utilizadores têm diferentes necessidades, em vez de comercializarem uma única versão com um instalador que permita a escolha um perfil correspondente às muitas versões existentes no mercado, a empresa optou por não confundir os utilizadores.
Já imaginaram o drama que seria um instalador que permitisse a escolha de perfis? O utilizador morreria assim que contemplasse essa opção de instalação, para não falar dos custos acrescidos que isso traria à carteira do cliente.
Isto não é tomar o cliente por estúpido e por um acéfalo que não consegue fazer uma simples escolha. Não! Isto é do maior respeito que se pode ter pelo utilizador.
E é por isto, caras leitoras e caros leitores, que existem tantas versões do Windows Vista e vão existir outras tantas do 7. É tudo parte de um muito bem montado esquema de marketing em que a satisfação do utilizador é o grande objectivo.