Honduras: violência em frente à embaixada brasileira
O que era para ser uma manifestação pacífica de apoio a Manuel Zelaya, o deposto presidente hondurenho, em frente à embaixada brasileira, rapidamente se transformou num confronto violento depois da polícia ter intervido para dispersar os manifestantes
fotos AFP
Depois da chegada de Manuel Zelaya à embaixada do Brasil nas Honduras, vários protestos de suporte ao deposto presidente hondurenho tomaram lugar em frente ao edifício. O actual governo, que quer ver Zelaya a responder em tribunal, ordenou que as forças policiais terminassem os protestos, acabando a intervenção por causar vários conflitos violentos em frente à representação oficial brasileira neste país.
foto Fernando Antonio
O líder interino do governo hondurenho, Roberto Micheletti, afirmou que a embaixada brasileira deve entregar Zelaya à justiça daquele país e que o Brasil será responsabilizado pela violência que advenha da protecção dada ao presidente deposto.
As forças de segurança afirmam que, de momento, a situação está calma, mas o Ministro dos Negócios Estrangeiros brasileiro afirmou que qualquer ameaça a Zelaya ou à embaixada brasileira seriam vistos como uma grave violação das leis internacionais.
[link]