Uma panorâmica do ghetto

panoramica

Hoje, quando fui dar uma volta a pé para espairecer as ideias, decidi tirar umas fotos para tentar fazer uma panorâmica. Saquei do telemóvel e, com cuidado para não ficarem desalinhadas, lá tirei quatro fotos.

Quando cheguei a casa, e depois de descarregar as fotos, usei um plugin do GIMP para criar a panorâmica. O plugin é porreiro, mas pouco mais faz para além da aplicação de máscaras. O resto tem que ser feito à mão. Se, por um lado dá maior controlo do resultado final, por outro pode ser uma grande trabalheira para quem não tem paciência ou conhecimento para estar a fazer isso.

Depois, por sugestão do Marco Barreto, testei o Hugin. É pena que esta aplicação necessite de mono, porque ela é mesmo muito boa. Com alguns tweaks, a panorâmica ficou pronta. Depois, só tive que abrir o resultado final no GIMP, fazer um crop e dar um pequeno retoque na luminosidade, coisa que o plugin para este editor de imagem não faz e que o Hugin fez quase na totalidade, e gravar.

O resultado é o que se pode ver no início do post. Se clicarem na imagem, poderão vê-la em dimensões bem superiores. A qualidade é que.. enfim... não se pode pedir muito de um Nokia 6630.

publicado por brunomiguel às 00:35 | link do post