A ascensão das botnets

As Botnets - redes de computadores controladas remotamente, sem a autorização ou conhecimento do utilizador, por um ou mais indivíduos, normalmente com más intenções - estão a aumentar exponencialmente. A Shadowserver Foundation, uma organização de monitorização, calcula que, entre Novembro de 2006 e Maio de 2007, estiveram activos 1400 servidores a controlar as botnets. Este número de servidores indica o número aproximado de botnets existentes na Internet nesse espaço temporal.
Num período de tempo inferior, Março a Maio de 2007, a Shadowserver Foundation afirma que estiveram activos uns extremamente alarmantes 3 milhões de zombies (pcs controlados por botnets), aproximadamente.
Agora o meu comentário. Esta é uma das razões porque uso GNU/Linux, o risco de ser apanhado por uma rede destas é muito menor. Façam o upgrade para GNU/Linux, ainda estão a tempo.
Se visitarem a link para a Wikipédia, não se esqueçam de observar bem a imagem que ilustra as botnets e atentar no logo dos pcs infectados e compará-lo com o vosso sistema operativo. Vão ver que ela representa uma triste realidade.

{Fonte: Network World}
publicado por brunomiguel às 15:07 | link do post | comentar