Terminal para iniciados

hotwireUm dos problemas que os utilizadores dizem ser um entrave à adopção de GNU/Linux é o terminal. Uma janela preta ou um ecrã preto com texto parece assustar as pessoas. Mas à solução para isso.
O terminal é a melhor forma de interagirmos com o sistema operativo. Com ele podemos ler emails, falar em programas de chat, ver websites (ainda quem mostre apenas texto), alterar as definições do sistema e/ou programas, ver os processos que estão a correr, iniciar, terminar e reiniciar processos, etc... O terminal é a melhor coisa do GNU/Linux.
Eu ainda não estou muito à vontade com o terminal; sei fazer algumas coisas, como reparações básicas aos dispositivos de rede ou ao xorg.conf, mas ainda não sou nenhum bash freak. Mas esse tempo há-de vir!
Uma das soluções para os iniciados em GNU/Linux se começarem a ambientar ao terminal é o programa Hotwire. O Hotwire junta um interface gráfico ao terminal, para facilitar a aprendizagem. Com este programa podem usar algumas funcionalidades gráficas e comandos de terminal, simultaneamente.
O uso do terminal em GNU/Linux não é obrigatório; nalgumas distros quase ou nunca é preciso. Mas a consola tem aquela mística à volta dela, como o Benfica.

Download do Hotwire para Ubuntu 7.04
Hotwire 0.590 Source
publicado por brunomiguel às 00:42 | link do post | comentar