O Kmail 1.10.1 está a irritar-me

Eu curto o Kmail. Comecei a utilizá-lo a tempo inteiro quando instalei o KDE 4.1.0 e tudo funcionou sem problemas - o programa nunca falhava, não abusava dos recursos, conseguia lidar sem problemas com a grande quantidade de emails da minha caixa de correio principal e era bastante rápido a abri-los. Foi por causa disso que deixei de usar o Balsa, um cliente de email que eu estava a curtir imenso.

Certo dia apareceu uma actualização ao KDE, e com ela veio uma para o Kmail. O KDE passou então para a versão 4.1.2 e o Kmail para a versão 1.10.1. Depois disso, comecei a ter um problema irritante com este cliente de email: a dada altura, que pode ser exactamente depois de o executar ou passado uma hora, deixo de poder assinar os mails que envio. Já pesquisei por possíveis soluções para isto mas nada do que encontrei funcionou.

Este comportamento irritante do Kmail 1.10.1 já me fez procurar outro cliente de email. Estive a experimentar o Evolution, que ainda à uma ou duas versões não conseguia descarregar os mails da minha conta principal de email do Gmail através de IMAP, e fiquei bastante satisfeito por ver que ele já não tem esse bug. Só que o Evolution tem algumas peculiaridades que eu não curto, por isso instalei o Kmail 1.9.10, apenas para verificar que ele continua sem conseguir descarregar todos os meus emails do Gmail por IMAP.

Eu não estou com grande vontade de usar o Evolution porque ao fim de algum tempo de utilização ele começa a "papar" perto de 400MB de memória; o Balsa nem está em cima da mesa porque não tem agenda integrada; e o Thunderbird também não porque precisa de algumas extensões para ter as funcionalidades que tenho com o Kontact e essas mesmas extensões costumam devorar-me a memória do computador.

Assinar emails enviados para determinados endereços, numa escala de 1 a 10 de prioridade - sendo o 1 o valor para a menor prioridade e o 10 para a maior - leva com um 7. Já não é só dar jeito, é ter utilidade prática. Por isso, estou indeciso entre continuar com o Kmail 1.10.1 e voltar a usar o Evolution - fora aquele bug e não poder criar uma regra para assinar todos os emails enviado de uma identidade para determinados endereços de email, não tenho nada a apontar a esta versão do Kmail. Mas também estou aberto a sugestões, por isso, se tiverem alguma, deixem-na nos comentários.

publicado por brunomiguel às 02:55 | link do post