Como a falta de cuidado resulta em porcaria

Ontem, pus de lado a desconfiança que se deve ter quando se encontram pacotes binários por essa web fora. Queria experimentar a última beta do DigiKam e não conseguia compilar o código-fonte. Por isso, visitei o launchpad.net, descarreguei um deb que está no repositório de um dos utilizadores do serviço e tentei instalar a aplicação. No final, quando o gestor de pacotes estava a correr o ldconfig, o sistema crasha; torna-se impossível fazer o que quer que seja.

Fui forçado a fazer um reset "à bruta"; o sistema não reagia a nada, mesmo após ter esperado vários minutos. Quando começa a boot, um erro é encontrado na partição onde está instalado o gNewSense e sou obrigado a correr o fsck. São detectados e corrigidos alguns erros no sistema de ficheiros, mas às tantas começa a "vomitar" erros atrás de erros, num frenesim que mais parecia o anúncio de rádio a um qualquer crédito bancário - a TAEG e as outras cenas são ditas tão rapidamente que não se percebe um caraças, tal como estes erros que apareciam e desapareciam logo de seguida para dar lugar a outros. Três, talvez quatro, minutos depois aquilo para e passa à segunda fase da verificação.

Terminado o fsck, reinicio e o arranque corre sem quaisquer problemas. Inicio sessão normalmente e reparo que está tudo um pouco lento e a applet «Relógio» dá um erro. Reinicio a sessão e a applet volta a dar o mesmo erro. Decido então corrigir os erros presentes no sistema de gestão de pacotes causados pelo reset abrupto, tarefa que não demora um minuto. Terminada, tento corrigir o problema com a applet. Mais de uma hora depois, uma outra conta criada, chaves removidas do gconf-editor e mais uns hacks, nada.

Sistema lento, applets a dar erros... Chatices! Bem, tento abrir o Epiphany, mas nada, o browser não aparece. Vejo os processos e nem sinal dele. Abro um terminal, executo-o e aparece-me um erro: uma biblioteca desapareceu. Sudo apt-get install -f não resolve, porque para o gestor de pacotes não falta nada; find / -name nome_da_biblioteca não mostra nenhum resultado, tal como uma pesquisa no gestor de pacotes. «Ai o caralho!» - penso eu para com os meus botões. Abro o Icecat, pesquiso mais um pouco e não encontro nenhum relato de uma situação semelhante. Reinstalação, ahoy! - não estou para me maçar a tentar descobrir uma forma de corrigir os erros.

Vou-me deitar, chateado por ter feito merda - não devia ter confiado assim tanto num pacote criado por alguém que não conheço. Hoje, quando consigo um tempo, reinstalo o gNewSense DeltaH, coisa que é bem capaz de ter demorado perto de um quarto de hora. O mais chato viria depois: instalação de updates, que ultrapassavam os 300MB. Com a lentidão de ligação que tenho (obrigado, Clix, por me teres diminuido a velocidade disto sem a minha autorização), a coisa demora um bocado. Entretanto, restauro os backups que tinha feito - é quase só temas, ícones e alguns ficheiros de configuração que me evitam perdas de tempo a reconfigurar samba, cups e por aí fora.

Fiquei surpreendido com o facto da /home estar intacta, com todos os meus documentos e configurações pessoais em óptimo estado. Uma surpresa agradável, já que o sistema de ficheiros desta partição é o xfs e ele não se tem portado muito bem quando as coisas falham de repente - da última vez que a corrente eléctrica falhou, tive que remover alguns ficheiros corrompidos para algumas aplicações voltarem a funcionar em condições, e no portátil do meu irmão já tive que fazer uma reinstalação porque a /home dele ficou corrompida para além da recuperação (aproveitei e mudei o sistema de ficheiros dessa partição para jfs).

Com esta falta de cuidado, lixei-me. Aprendam com o meu erro estúpido, para evitarem o trabalho que tive. E não se esqueçam que os backups são importantes. Sem eles, tinha perdido algum tempo a por tudo tal e qual como tinha - talvez umas duas horas.

música: divagações, problemas, erro, cromos, descuidos,
publicado por brunomiguel às 21:48 | link do post | comentar