Novo tema e algumas dores de cabeça

Eu não sei como é que consegui aguentar tanto tempo o mesmo layout no blog, mas o certo é que consegui. Mas isto não ia durar para sempre, ainda para mais quando eu tenho a mania de estar sempre a mudar tudo, por isso voltei a alterá-lo.

Na busca de inspiração, visitei o blog templates.sapo.pt e descobri um tema muito porreiro e simples chamado esquadro. Curti-o milhões, por isso decidi aplicá-lo aqui e fiz-lhe algumas pequenas alterações para ele ficar mais ao meu gosto.

Tu estava bem, pensava eu: o CSS valida, o XHTML também. Até que, sem que houvesse razão para isso, abri o Midori, um pequeno browser que usa o Webkit para fazer render às páginas. Quando entrei no meu blog, reparei que a parte que as tags de um post e a zona onde aparece o nome do autor e as links para comentar estavam com um distanciamento enorme, um distanciamento que não me aparecia nos browsers que usam o Gecko. Ainda pensei que fosse stress deste browser, por isso entrei no browsershots.com e testei o layout com todos os browsers que usam o Webkit. O resultado foi o mesmo.

Não sendo eu um hacker de CSS, andei uns tempos às voltas até que descobri que a culpa era de uma classe chamado clear que é usado nas tags br que estão entre os divs. Em browsers Gecko, consigo ter essa info dos posts próxima uma da outra sem ter que usar o display:none no .clear. Mas se usar o display:none no .clear, o #container, o div principal do tema, herda a altura do #header.

Até agora, a única solução que encontro para isto é a remoção da class das tags br que estão entre os divs em causa. Só que isso envolve a criação de layers com o sistema de blogging do Sapo Blogs, e o S2, a linguagem usada para criar layers, para mim está ao nível do mandarim. Para piorar, não consigo definir vários layers para um tema.

Agradeço sugestões para esta minha situação. E também sugestões para o layout do tema. Terei todo o prazer em recebê-las nos comentários.

publicado por brunomiguel às 13:48 | link do post | comentar