Estudo mostra que sono é importante para seleccionar memórias

De acordo com uma investigação feita pela Universidade de Harvard e pelo Boston College, em que participaram 88 estudantes universitários, o sono é importante para o cérebro seleccionar as memórias que deve preservar. Normalmente, as consideradas mais importantes são as que têm uma carga emocional mais forte.

Para chegarem a esta conclusão, os investigadores separaram os 88 estudantes em três grupos, e a todos eles foram mostradas imagens de um carro estacionado em frente a uma loja (imagem neutra) e de um carro acidentado (imagem emocional). O primeiro grupo fez o teste de memória após 12 horas sem dormir; o segundo grupo fez o teste também após 12 horas, mas com um período de sono nocturno; o terceiro grupo fez o teste 30 minutos após o visionamento das imagens.

Após os testes terem terminado, os investigadores repararam que os resultados mostravam que o segundo grupo se lembrava da imagem do carro acidentado com a mesma exactidão que o terceiro grupo, mas não guardavam memórias detalhadas das imagens neutras, e que o primeiro grupo quase não tinha memórias das imagens neutras e emocionais.

Interessante, a forma como o cérebro humano funciona. Talvez esteja explicado porque é que eu me esqueço tanto das coisas: passo (bem) mais de 12 horas seguidas acordado.

via Sapo Saúde

publicado por brunomiguel às 14:20 | link do post | comentar