[Actualizado x2] Magalhães com Caixa Mágica 12

Actualização: de acordo com um artigo da EWeek, o Magalhães estará disponível com o Windows XisPe, Ubuntu e Metasys. Então porque é que ele aparece com Caixa Mágica no início do vídeo da apresentação?! Fiquei curioso.

Actualização #2: vi agora mesmo uma reportagem da SIC sobre este portátil, onde o mostraram a correr Caixa Magica 12. Porreiro, pá!
Mais à frente na mesma reportagem, quando alguém do canal explica o que o é o Magalhães, vejo uma promoção subtil ao Live Search. Triste, mas nada a que a SIC já não nos tenha habituado.

Quando vi, ouvi e li algumas notícias sobre o portátil económico que a Intel está a fabricar em Portugal, o Magalhães, não liguei muito porque pensei que seria mais um projecto estragado com Windows e ainda por cima com a bênção do Estado. Mas não, afinal parece que o portátil também vai ter a Caixa Mágica 12 instalada, para além do Windows XisPe. Pelo menos é esta distribuição que se vê ser usada no vídeo da apresentação do portátil.

Se a Caixa Mágica é realmente um dos sistemas que virá pré-instalado no Magalhães, são excelentes notícias para os alunos do primeiro ciclo, porque o Estado conta disponibilizar 500 mil destes portáteis para os alunos deste escalão de ensino já no próximo ano lectivo. Assim, os alunos que receberem um Magalhães com Caixa Mágica 12 vão poder realizar as suas tarefas sem serem membros inconscientes de uma botnet e sem estarem dependentes de um único fornecedor; vão poder usar o portátil em liberdade, com os seus direitos salvaguardados e sem que se estejam a recolher dados sobre os sistemas e os ficheiros neles contidos.

Talvez seja este o projecto que, se não me engano, alguém da Caixa Mágica anunciou à uns meses atrás. Isto é muito bom para este projecto, porque o portátil vai ser vendido internacionalmente e a empresa vai conseguir mais projecção com isso. E também é bom para quem a vai usar, porque é um bom desktop; o meu pai que o diga, porque esta é a distribuição do GNU/Linux que ele usa e sem qualquer problema.

Se estiverem interessados, podem ver um vídeo da apresentação do Magalhães no Sapo Tek.

publicado por brunomiguel às 19:14 | link do post | comentar