Coisas de pássaros

Anteontem, enquanto estava sentado no parapeito da janela do meu quarto a ouvir o último programa do Água e Sal, vi uma cena que me deixou um bocado pasmado: perto de meia centena, talvez mais, de andorinhas-dos-beirais (se não eram essas, eram andorinhas-das-chaminés) e alguns pardais-comum a voar, num corrupio, de um lado para o outro, num raio de 300/400 metros. Isto deixou-me fascinado, tal era o espectáculo. Mais impressionante foi o voo das aves parecer estar sincronizado com a música que estava a ouvir.
 

Tirado a olho, a minha casa – ou melhor, a casa dos meus pais – tem pelo menos 9 metros de altura. As aves estavam a uma altura ligeiramente acima e faziam constantemente voos picados a rasar o chão.
 

Este espectáculo durou entre 10 e 15 minutos, até as aves dispersarem, restando apenas umas 10, se tantas. Nem 10 minutos depois, voltou a formar-se um bando delas, desta vez mais dispersas e em menor número – não muito menor. Entretanto, começaram a atacar as vinhas e figueiras e depois voaram daqui para fora.
 

Hoje já não deu, mas a ver se amanhã, à mesma hora, consigo ver as aves a sondar a comida, para depois a atacarem e fugirem. Se for com um novo programa do Água e Sal, melhor.
 

publicado por brunomiguel às 21:45 | link do post | comentar