Ilusão óptica para fazer abrandar os condutores

lombas ilusão óptica estrada condução filadélfiaNa cidade de Philadelphia, Estados Unidos, os condutores estão a ser obrigados a abrandar de uma forma original: o município está a colocar lombas nas estradas. Aliás, a originalidade não está na forma como é feito, mas nas lombas, que, na realidade, não são lombas.

Pode parecer estranho, mas é bastante simples: em vez de lombas com vários centímetros de altura, por vezes tão altas que quase impossibilitam a passagem de veículos, são usados plásticos com imagens que dão a ilusão da existência de lombas - ilusão óptica.

Isto é semelhante a algumas publicidades que costuma estar perto das balizas, nos campos de futebol. Quando as vemos, ficamos com a sensação que elas têm relevo, mas na realidade são completamente planas.

Esta iniciativa era muito boa para Portugal. Em vez de lombas com demasiados centímetros de altura e que obrigam os condutores a passar a menos de 10km/h para não ficarem com as suspensões - por vezes, até mais - lixadas, podiam usar estas ilusões ópticas.

via Neatorama.com e CBS3.com
Nota: os direitos da imagem deste post pertencem à CBS3.

publicado por brunomiguel às 16:08 | link do post | comentar