KDE 4.1 beta 1 - primeiras experiências

kde kde4.1 desktop screenshot

Ao contrário do que tinha escrito no post sobre o repositório do KDE 4.1 beta 1 para o Ubuntu, acabei por instalar esta versão não-estável do KDE4.1. Estava aborrecido e sem nada para fazer, por isso tive que ocupar o tempo com alguma coisa.

O meu primeiro contacto com o KDE 4.1 foi agradável: carregou relativamente rápido para uma beta; o desktop default é bonito; o Gwenview é ultra-rápido a mostrar a pré-visualização das (imensas - são mais de 2GB de wallpapers) imagens da minha pasta de wallpapers; e o plasma apenas me deu uma vez erro.

Mas houve alguns problemas. Por exemplo: a configuração o KDE ainda é algo limitada,; por vezes as aplicações arrastam-se, mas rapidamente volta ao normal; tenho saudadess dos ícones todos que tenho no desktop (o folderview compensa isso, mas não é a mesma coisa); o tema do painel não actualiza automaticamente quando é alterado; e a applet KDEtwitter aparece um pouco estranha.

Problemas à parte, o KDE 4.1 beta 1 é interessante. Para mim pelo menos, não parece que esteja ainda suficientemente estável para ser usado diariamente, mas promete. Quando sair a versão final, espero que seja tão robusto como aparenta vir a ser.

nota: clica na imagem para a veres em tamanho real

 

publicado por brunomiguel às 00:49 | link do post | comentar