Efeitos da liberalização do mercado?

Pescadores protestam em Bruxelas contra o preços dos combustíveis e acabam a queimar a bandeira europeia, a apedrejar edifícios e a destruir carros. Um pouco por toda a Europa, os camionistas protestam nas estradas contra o preços dos combustíveis. Pescadores espanhóis bloqueiam a fronteira entre o Algarve e Espanha em protesto contra o preços dos combustíveis.

reuters publico foto mercado livre protestos

Nos últimos tempos, o número de protestos contra o aumento incompreensível do preço dos combustíveis tem aumentado. Porquê? Talvez, em parte, por causa da liberalização do mercado.

A liberalização do mercado até tinha sido algo muito bom, não fosse o estado caótico em que entrou por ter demasiada liberdade. Diz o senso comum que a liberdade tem que coexistir com regras, para que a liberdade total, também conhecida como anarquia, não se instale.

Eu não tenho nada contra a filosofia anarquista, mas não acredito nela porque sei bem que o senso comum e a moral humana não são suficientes para manter a ordem - nós, seres humanos, somos todos umas grandes bestas. Num mundo perfeito, a teoria anarquista seria... perfeita. Mas estamos longe de estar num mundo perfeito. Por isso, quando não há ordem, há caos; e quando há caos, há merda.

A imagem da esquerda foi retirada do site do jornal O Público. A imagem da direita foi retirada do site da Reuters. Os direitos das imagens pertencem aos respectivos autores.