Houston, we have no toilet

Na Estação Espacial Internacional (EEI), os astronautas têm em mãos um dos piores problemas que podem acontecer no vazio espacial: a sanita está com problemas.

A sanita da EEI tem dois sistemas de recolha e expulsão de resíduos líquidos e sólidos, que utilizam jactos de ar para enviar os resíduos para os contentores adequados. Tudo isto funcionava bem, até que os astronautas ouviram um barulho anormal, seguido da paragem da ventoinha do sistema de recolha de resíduos líquidos.

A tripulação tentou reparar o problema através da substituição do sistema danificado. Mas, mesmo com o novo sistema, a sanita continua a não funcionar como devia. Por isso, a tripulação tem que usar a sanita de um módulo acupolado à EEI, com uma capacidade bastante limitada.

O drama só não é maior porque ainda há papel higiénico e a outra funcionalidade da sanita ainda está em funcionamento. Se não, era «Houston, we are in deep shit, literaly».

Felizmente para os astronautas da Estação Espacial Internacional, o vaivém Discovery já está a ser preparado para ser lançado no sábado, com uma tripulação de 7 astronautas. Espero que um deles tenha conhecimentos de canalização, se não... vão começar a tomar banho com um líquido diferente.

 

via Neatorama.com

publicado por brunomiguel às 17:01 | link do post | comentar