Ergue-te das cinzas

bonsaiO meu bonsai é uma phoenix! Eu pensava que ele estava a morrer, porque já lhe tinham caído as folhas todas - pelo que li, não é muito normal isso acontecer com a esta espécie nesta altura do ano -. Mas, assim do nada, elas voltaram a cescer. Acho que nunca gostei tanto do verde!!
Ao menos isto serviu para lhe descobrir "o segredo". O bonsai está num vaso um pouco grande para ele; não é nenhum vaso normal, mas é um vaso um pouco grande para a idade dele. Como o vaso é grande e tem muita terra, acumula água demais. Eu não o costumo "afogar" em água, por acaso até costumo por pouca por dia, mas grão a grão enche a galinha o papo e a água vai empapando e isso começa a matá-lo. Agora tenho que o regar dia sim, dia não, para ele andar todo verde (mas vermelho de coração). Depois só tenho que aprender a podá-lo correctamente e meter-lhe uns arames, para ele ficar com a forma que quero.
Pode não parecer nada de especial, mas é preciso paciência e cuidado para cuidar e fazer crescer um bonsai. Felizmente é compensador, porque eles dão um ar todo zen à divisão onde estão.
Se estiverem interessados em aprender um pouco (mais) sobre bonsai, passem pelo expertvillage.com.
ps: o bonsai da foto não é o meu. quem me dera...
publicado por brunomiguel às 11:02 | link do post | comentar