Um sucesso um pouco inesperado, mas desejado

gnuBem, o meu pequeno ensaio sobre software livre teve um maior alcance do que aquele que estava à espera. Não esperava que isto acontecesse, mas confesso que o desejava.

Numa daquelas "não perco nada em tentar", submeti uma link para o meu texto no Linux.com NewsVac. Passadas umas horas, lá estava ela aprovada e uma boa quantidade de visitas ao único post que escrevi aqui em inglês. Quanto a número de downloads, não tenho os dados, porque o Box.net, pelo menos nas contas gratuitas, não mostra isso.
Pouco tempo depois, publico o texto no Webtuga e recebo logo um comentário de um troll - sinal de que o texto vai ter importância - e de um utilizador interessado em saber como pode licenciar os seus textos sob a GNU Free Documentation License (esta foi uma muito agradável surpresa).
E agora, ao início da noite, o Rui Costa menciona o meu ensaio no 2.0 Webmania.

Também submeti os posts sobre o ensaio no Fixolas.com e no Fsdaily.com. No Fixolas já está a ter um bom destaque; no Fsdaily a coisa está mais difícil. Mas o importante não é ter muitos votos, mas sim que chegue a muitos utilizadores.

Aquilo que eu almejava para este ensaio concretizou-se: tentar fazê-lo chegar ao maior número de pessoas possível. Espero que ele ajude algumas pessoas a começar a perceber a dinâmica económica do software livre, algo que eu próprio ainda estou a tentar conhecer melhor - o tempo no tecnológico de administração valeu a pena.

Nota: a imagem deste post é da autoria da Nevrax Design Team

Actualização: Também o Pedro Ribeiro fez menção ao meu ensaio.
Perdoem-me se pareço cagão, mas estou todo cagão com o aparente sucesso que isto está a ter. :)
Update #2: Agora o texto em inglês é mencionado no Linuxtoday.com. São os meus 15 minutos de fama. Yay!
Update #3: E agora foi o Miguel Guerreiro
Update #4: Menções também no feminino, pela Susana Pereira
Actualização #5: O meu ensaio faz parte de um Delírio Desgarrado.
publicado por brunomiguel às 20:50 | link do post | comentar