Mais um computador económico com GNU/Linux, agora vindo de Espanha

airis kira n1170Ontem, escrevi aqui no blog acerca do computador económico da InkMedia, com um processador VIA C7-M ULV, 256MB de ram, GNU/Linux, etc, e que custa perto de €190. Hoje, vi no Linux-Wizard.net mais um destes computadores económicos, produzido pela empresa espanhola AIRIS e que irá estar à venda por €299.
O que mais impacto causa neste portátil não é as especificações, mas o facto da Phone House os ir comercializar, já a partir do próximo dia 24 de Abril. Não sei é se as lojas portuguesas deste retalhista também o vão vender. Mas as características também chamam a atenção: processador Via C7-M a 1Ghz; 512MB ou 1GB de Ram; 2GB ou 4GB de armazenamento SSD; monitor de 7" FTF com uma resolução máxima de 840x480 pixeis; duas portas USB 2.0; webcam opcional; leitor de cartões; porta ethernet; WiFi.
O sistema operativo do AIRIS KIRA N1170 é o Mandriva 2008 Spring e o Windows XP está disponível como opção. Para criar documentos, folhas de cálculo e apresentações é utilizado o OpenOffice.

Estes computadores parecem cogumelos: para onde quer que se olhe, um está a entrar no mercado. E isso é excelente, porque a maioria deles utiliza sistemas livres. E também porque são bastante acessíveis.
Espero que eles cheguem aqui ao nosso Tuguistão, para bem dos consumidores que pagam à muito tempo um imposto que não lhes é devido.
publicado por brunomiguel às 03:45 | link do post | comentar