A matemática está mesmo pelas horas da morte

matematicaLembram-se da série de desenhos animados Mr Magoo? Eu recordo-me, apesar de ter 23 anos. O raio do velhote passava a vida a fazer porcaria e metido em problemas, mas safava-se sempre. E, no final de cada episódio, o boneco dizia: "Oh Magoo, you done it again", o que quer dizer: Magoo, fizeste bosta, mas como és um desenho animado e esta série é sobre ti, safaste.
Isto do Magoo lembra-me a minha infância e adolescência, com os problemas a matemática, só que eu não me safava deles. Raramente atinava fosse com o que fosse a matemática - ainda hoje estou para saber como raio é que se calculam senos, co-senos e tangentes, tudo numa fórmula marada, para chegar a um resultado que é um seno, um co-seno, uma tangente, ou uma co-tangente. A não ser na primária e no quinto ano, nunca fui bom a matemática. Mas parece que não sou caso único.
Os programadores da Microsoft também parecem ser tão bons como eu a matemática. Se não, veja-se o formato defective by design OOXML, onde abundam os erros matemáticos. Ora, se um formato com estes erros é adoptado, imaginem no estado em que a matemática não vai ficar. As contas das empresas ainda pior, com estes erros no formato.
Por causa disto, fiquei com pena e medo dos computadores do meu pai e do meu irmão. Se os Srs da Microsoft não conseguem implementar umas fórmulas matemáticas, como é que se pode confiar na segurança dos seus produtos? Ainda bem que estou no caminho da luz.

{Fonte: Robweir [via Pinguins Mágicos]}