Desktop à lá minute

Este é um conceito interessante: Desktop On Demand (DOD) - ou Desktop à lá Minute. Através da utilização de uma aplicação que usa o protocolo NX e que está disponível para GNU/Linux, Mac OS X e Windows, é possível aceder remotamente a um desktop muito semelhante ao Gnome.
Neste desktop, estão disponíveis várias aplicações: Firefox, OpenOffice, Pidgin, Abiword, Gimp, Epiphany, Evolution e por aí fora. Podem ser criados ficheiros e também enviados para o DOD ou do DOD, através do protocolo WebDAV.
Este é um desktop como aquele que esperariam encontrar no Debian, Fedora, Ubuntu, FreeBSD, etc: estão várias aplicações disponíveis para uso dito normal, tal como estão nos vários sistemas livres. Como seria de esperar, nenhuma aplicação para configurar o sistema está disponível. Mas não se preocupem, porque existem uns utilitários que vos permitem configurar o desktop.

Este conceito é interessante, mas perde o interesse - pelo menos no meu caso - quando se mencionam preços. Eu costumo evitar estes serviços pagos, mas se for viável no vosso caso, fiquem a saber que, por €3.70 por mês, podem ter acesso a um desktop remoto com 5GB de espaço. Por €18.56, têm direito a 100GB.
Os restantes preços e características do Desktop On Demand podem ser consultados na tabela de preços.

DOD, via Linux.com

ps: se as conversões de preços estiverem incorrectas, culpem o Google.
tags:
publicado por brunomiguel às 23:14 | link do post | comentar