Edubuntu instalado e um miúdo super contente

criança contente alegre alegria edubuntuFinalmente acabei a reinstalação do XP e software adicional, e a instalação do Edubuntu. Isto, num computador de um amigo do meu pai e não no meu pc. Não quero cá XisPes e companhia.
Este processo ainda me levou algumas horas a concluir. O mais moroso e irritante foi tentar encontrar o problema com o XP, a fim de tentar evitar a formatação. Perdi umas boas quatro horas às voltas com ele, até que acabei por formatar.
Depois de formatado, instalei bastante software livre no XP. Um exemplo é o OpenOffice, que pareceu agradar bastante ao proprietário do computador. Outra aplicação livre que instalei foi o Keepass, excelente para guardar passwords, pins, etc.
Depois veio a instalação do Edubuntu. Como não tinha um CD desta distribuição, instalei o Ubuntu 7.10, seguido dos pacotes do Edubuntu. Actualizei o sistema e ainda instalei mais algumas aplicações. No final, mais de 1GB de dados gastos só com o Edubuntu e um miúdo super contente com o software.
O miúdo estava de tal forma contente que não parava quieto; parecia que tinha o turbo ligado. Vocês nem imaginam a reacção dele quando viu o Tuxpaint e o Gcompris. Se há efeito WOW, ele sentiu-o assim que viu o Edubuntu.

Daqui a uns tempos, talvez no próximo fim-de-semana, tenho que dar uma pequena formação ao miúdo e ao padrinho dele, configurar o acesso à net no computador e ver se a placa de som está a funcionar no XP - eu só tenho umas colunas 5.1 e aquele computador tem uma placa 2.0 , e também não queria parar de ouvir música enquanto estava de volta do computador.

Infelizmente, e não por falta de vontade, não tenho muitas oportunidades de ajudar alguém a utilizar software livre. Mas quando elas acontecem, sabe bem. Sou idealista, que querem que faça.

Nota: a imagem deste post é da autoria de carf, que a disponibilizou sob uma licença Creative Commons 2.0.
publicado por brunomiguel às 20:16 | link do post | comentar