Dica sobre como pedir ajuda na lista do Ubuntu

Nos últimos tempos, tenho notado o crescer de uma tendência menos boa na mailing list portuguesa do Ubuntu. E ela não é positiva para quem envia os mails e para quem os recebe: colocação de questões sem dar qualquer - ou pouquíssima - informação sobre o problema ou dúvida que o utilizador tem.
A última situação que se passou nesta lista é a de utilizador que se queixa que o Ubuntu lhe pede a palavra-passe, mas não diz mais nada acerca disso. Quem participa na lista não sabe se isso é durante ou após a instalação, se durante o boot da sessão live. Ninguém, que eu saiba, tem poderes para adivinhar o que se passa ou para saber o que vai na cabeça deste utilizador. Mas isso não impede os participantes de ajudar; só que essa ajuda seria bem melhor se ele desse alguma informação, mesmo que fosse pouca, sobre o suposto problema.
Como este, há muitos outros casos semelhantes. Recordo-me, penso que foi a semana passada, de um utilizador que tinha um stress qualquer com a gráfica e que enviou um mail para a lista a dizer só isso. A informação que ele deu era tão parca, que era quase impossível conseguir ajudá-lo a resolver o problema. Eu enviei vários emails a pedir para ele explanar melhor a situação e dar mais dados sobre o que se passa, em que condições, etc, mas a informação saia dele a conta gotas – e a custo.
Esta tendência cada vez maior de enviar mails para a lista com dúvidas, com pouca ou nenhuma informação sobre o problema, é má e tem que se por um fim a ela. Um mail destes, de quando em vez, na boa; mas tantos emails seguidos assim, e ainda por cima continuarem na mesma depois de pedirem para dar mais informação, não!
Se querem ajuda, têm que ajudar os outros a conseguir ajudar, ou seja, têm que dar informação sobre o que se passa. Não custa nada, é só dizer quando acontece, em que situações, o que aparece, etc. Os participantes da lista ajudar-vos-ão com todo o prazer. Vocês têm é que lhes dar meios (informação) para que o possam fazer.

Posto isto, vou abrir o streamtunner e escolher uma das muitas rádios shoutcast que passam Lounge, NuJazz e suis generis, e vou ouvir um pouco de música.
tags:
publicado por brunomiguel às 18:44 | link do post | comentar