MSOOXML leva o selo de aprovação da ISO

msooxmlAo fim de vários meses, a Microsoft lá conseguiu a tão desejada aprovação da ISO para o seu formato MSOOXML, num processo que fica marcado por várias alegadas irregularidades e já valeu a investigação da União Europeia a alguns dos comités.

Mas isto não fica por aqui. De acordo com algumas pessoas que fizeram parte de alguns dos comités, o formato tem demasiados erros - como o mau cálculo de datas e simples operações matemáticas - e apresenta cinco formas diferentes de fazer uma única coisa. E, de acordo com o Software Freedom Law Center, a especificação não é compatível com a GPL e nem dá garantias de protecção de processos judiciais a quem o implemente ou utilize.

Ainda assim, a Microsoft conseguiu aprovar o seu formato - algo que, na minha opinião, é no mínimo estranho. Mas a aprovação ainda não tem efeitos imediatos, porque haverá um período de dois meses para os comités apresentarem recursos da decisão junto da ISO.

Se quiserem saber mais sobre o caricato processo de aprovação do MSOOXML como norma ISO, visitem os sites Software Livre no Sapo, Groklaw.net, o blog pessoal do delegado brasileiro Jomar Silva e ainda o NoOOXML.org.

A versão original deste texto foi primeiro publicada no Webtuga.
publicado por brunomiguel às 16:57 | link do post | comentar