Porque é que a música nos influencia tanto?

Alguém me explica porque é que a música nos influencia tanto?! Eu sei que tem qualquer coisa a ver com a forma como o cérebro interpreta os sons, mas nunca consegui perceber como é que a música nos pode alterar tanto o estado de espírito. Se alguém souber e quiser explicar, de uma forma simples e de fácil compreensão para um leigo, esteja à vontade.
Ainda hoje, como nos últimos dois dias, estava um bocado abatido e sem vontade de fazer nada, mas bastou ouvir Skazi para animar. Nem foi um música dele que costume ouvir com frequência, mas há qualquer coisa no trance psicadélico e respectivas vertentes que me deixa animado... Com isto tudo, foram 9 posts no blog, 10 com este. Mas, às vezes, ouço música (não necessariamente melancólica) e fico pior.
Se ninguém explicar porque é que isto acontece, certamente vai ser tema de conversa na próxima consulta de psicologia. A dúvida ficou-me na cabeça e agora tenho que saber a razão disto, de preferência por alguém dentro do assunto, para evitar resultados de pesquisas online enganadores ou vagos.
Ah, a música de Skazi chama-se Fucking My Brain e faz parte do álbum Total Anarchy. Vou deixá-la para ouvirem/apreciarem. :)