Gnome 2.22 e Foresight Linux lançados

A nova versão estável do Gnome, o meu gestor de desktop favorito, está finalmente disponível. De acordo com o arstechnica.com, esta versão será disponibilizada no Fedora 9 e Ubuntu 8.04. Espero que também o seja no Debian 5.0.

Algumas das novidades do Gnome são o uso da framework de segurança PolicyKit; utilização do GVFS como novo sistema de ficheiros virtual; adição dos programas Cheese e Vinagre; suporte completo do Evolution para os calendários do Google Calendar (finalmente); capacidades de compositing com o Metacity; criação de blocos de notas no Tomboy; e melhor suporte para impressão no Gedit (curiosamente, onde escrevo a maioria dos meus textos, como este).

Ao nível do interface, a julgar pelos screenshots que já vi, não parecem haver grandes alterações, com excepção do suporte para compositing no Metacity. Dá a idea que foram feitos alguns ajustes ao tema Clearlooks, mas de resto, está na mesma: um excelente gestor de desktop, com um interface muito intuitivo.

O Foresight Linux, mantendo a sua tradição de acompanhar os lançamentos do Gnome, já disponibilizou a versão 2.0, com, imaginem, o Gnome 2.22. Para além do Gnome, o Foresight Linux 2.0 vem com um novo instalador, novo gestor de boot, Gnome-Do e transmission para os downloads através de bittorrent.

Notas de lançamento do Gnome 2.22
Anúncio oficial do Foresight Linux 2.0
tags:
publicado por brunomiguel às 23:10 | link do post | comentar