Já são tantos que parecem cogumelos

mini-computadorQual é coisa qual é ela, que é leve, livre e está a aparecer em tudo o que é sitio? Não são os cogumelos nem as crias de coelhos, são os mini-portáteis económicos com GNU/Linux pré-instalado. Eles são tantos que quase atingem o mesmo número de erros em Windows por minuto. Sim, são assim tantos destes computadores.

O mais recente destes mini-portátil económicos com GNU/Linux pré-instalado de que tive conhecimento, é fabricado pela empresa tailandesa Norhtec. Este computador ainda não foi lançado, mas a sua comercialização deverá estar para breve.

As especificações deste computador deverão ser bastante singelas, pois não se pode esperar muito por 300 dólares. Os detalhes ainda são parcos, mas o desktoplinux.com avança que o processador a utilizar será um Via C7M ULV a 1GHz.

A distribuição de GNU/Linux escolhida é o Linpus Linux Lite, uma distribuição da Linpus Technologies. Esta distribuição é capaz de correr em hardware como um processador a 366MHz, 128MB de ram e 512MB de disco. O ambiente gráfico é uma mistura de Gnome e XFCE.
publicado por brunomiguel às 04:18 | link do post | comentar