Torvalds ataca Stallman e a GPL3

As coisas entre o criador Linus Torvalds e a Free Software Foundation estão a aquecer, e de que maneira!
Num post online, Linus Torvalds mostrou estar de costas viradas para a GPL3 e para o que chama de totalitarismo e fanatismo religioso de Richard Stallman. O geek finlandês diz que a GPL3 não se adequa aos seus padrões morais e ao caminho que quer que o Linux siga e que é muito improvável que o kernel do Linux adopte esta licença. Uma das razões que Linus Torvalds deu foi o ponto sobre o que a FSF chama "Tivoization", que obriga as empresas que comercializam software livre a disponibilizar os meios para os utilizadores alterarem a seu gosto o software usado.
Entretanto, a Microsoft continua a fugir com o rabo à seringa. A empresa de Redmond continua a dizer que não vai dar suporte ou apoio a qualquer software licenciado sob a GPL3 que esteja ao abrigo do acordo com a Novell.
Isto ainda vai dar muito pano para mangas e muitas linhas de texto aqui no blog. Estou curioso para saber qual vai ser a resposta de Richard Stallman e de que forma a comunidade GNU/Linux vai ser afectada por esta tomada de posição do "ditador benevolente".

{Fonte: Information Week}
publicado por brunomiguel às 23:10 | link do post | comentar