Yuno: computador com café

yuno gadget hardware conceito tecnologia

Já se imaginaram a ler os vossos emails, a ver o estado do tempo, a informação do trânsito e da bolsa, enquanto bebem café; tudo isto sem ligar o computador, a televisão ou o telemóvel, e sem mexer em mais nada para além de uma caneca? Parece idílico, não parece?

Bem, na realidade... Não é! É (ou melhor, será) possível fazer isto tudo com o Yuno PC: uma caneca que também é um pequeno computador. Este gadget tem uma superfície touchscreen onde mostra informações sobre o estado do tempo, bolsa e trânsito, emails recebidos, hora, data e banda desenhada. Dentro, leva café ou outra bebida que o seu proprietário desejar (sim, pode ser chá - vermelho, de preferência - ou qualquer bebida alcoólica).

yuno gadget hardware conceito tecnologia

Esta é uma invenção do caraças. E ainda por cima dá um estilo do camandro, porque para além de apresentar toda a informação acima mencionada, ainda tem um protector de ecrã que utiliza as imagens que o utilizador copiar para o Yuno.

Mas levanta algumas questões, como a forma com que se vão manter o processador e a superfície touchscreen a uma temperatura baixa quando a caneca estiver cheia de café quente. Ou se os utilizadores poderão criar outras funcionalidades para o gadget.

Para já, o Yuno é apenas um conceito que o designer Jason Farsai criou para a "Next-Generation PC Design Competition", da Microsoft. Ainda deverão faltar alguns anos até começar a ser fabricado; mas quando o for, espero que o seja por uma empresa ligada ao software livre e não uma empresa de software fechado e monopolista.

via yankodesign.com
Os direitos das imagens pertencem a Jason Farsai
publicado por brunomiguel às 01:48 | link do post