Uso do etanol poderá ser mais prejudicial que os combustíveis fosseis

O etanol é um dos chamados combustíveis "verdes" mais usados, principalmente nos Estados Unidos da América e Brasil. A sua produção, normalmente a partir de milho ou cana-de-açúcar, é 20% menos poluidora que a da gasolina, e a sua aplicação como combustível também.

Estas qualidades "verdes" contribuem para uma diminuição da produção dos gases de estufa. Mas será que é mesmo assim?

De acordo com um grupo de investigadores, não. A menor capacidade poluidora do etanol não é posta em causa com este estudo, mas os efeitos causados pelo cultivo de milho para a sua produção sim. Dizem os investigadores que as alterações necessárias aos terrenos para produzir milho, que depois será convertido em etanol, fará com que os gases de estufa aumentem 97% em trinta anos, quando comparado com a gasolina, em vez da descida prevista de 20%.

Os investigadores também alertam para os efeitos negativos que a corrida desenfreada aos combustíveis ecológicos poderá ter, ao mesmo tempo que aconselham o uso de lixo como combustível.

Use the right biofuels, but don't require too much too fast. Right now we're making almost exclusively the wrong biofuels.


Fonte: USAToday.com
tags:
publicado por brunomiguel às 20:56 | link do post | comentar