X/OS, GoblinX e Endian Firewall: as novidades

gnu linux gnu/linux software freedom free software opensourceOntem foi dia de lançamento de sistemas livres. O X/OS chegou à versão 5.1, o GoblinX 2.6 já é Mini e o Endian Firewall 2.2 está na terceira beta.

O X/OS é mais um clone do Red Hat Enterprise Linux. A versão 5.1 deste clone é baseada no Red Hat Enterprise Linux Client 5.1 e Server 5.1, com alguns updates entretanto disponibilizados já incluídos. Nesta nova versão do X/OS, o Yum foi actualizado para a versão 3.2.1, os logos do Red Hat foram removidos, uma installclass foi adicionada ao Anaconda, alguns pacotes não foram incluídos e foram corrigidos alguns bugs conhecidos.

O GoblinX tem origem brasileira e é baseado no Slackware, uma das distruições de GNU/Linux mais antigas. Na versão Mini 2.6, a firewall do SLAX, o xrefresh e o Ghdcpd foram incluídos, os diálogos Gtkdialog foram alterados para não permitir redimensionamento e alguns pacotes, entre eles o Xorg, foram actualizados.

Endian Firewall é mais um clone do Red Hat Enterprise Linux, mas, como o nome indica, é direccionado para a gestão e protecção de redes. Nesta beta, o controlo uplink é feito com Javascript e JSON, o kernel foi actualizado para o Linux 2.6.22.16 e recompilado com o GCC 4.1.2 e alguns pacotes foram optimizados para i586, por forma a suportar hardware mais antigo.

Estes foram alguns dos lançamentos de ontem. Os restantes podem e devem ser vistos no site Distrowatch.com.

Imagem disponibilizada pela Free Software Foundation sob a licença GNU Free Documentation License.
tags:
publicado por brunomiguel às 20:34 | link do post | comentar