As esculturas de neve de Sapporo

boneco de neve
Por Jonas

Todos os anos, ao longo de sete dias do mês de Fevereiro, na cidade japonesa de Sapporo [ver no mapa], realiza-se um dos mais famosos festivais de inverno deste país: o Sapporo Snow Festival (さっぽろ雪まつり Sapporo Yuki-matsuri).

Esta tradição remonta a 1950, quando seis estudantes da cidade de Sapporo construiram seis estátuas de neve no Odori Park. Cinco anos depois, as forças militares japoneses da base de Makomanai, situada perto de Sapporo, meteram mãos à obra e criaram a primeira escultura gigante de neve.

exército de neve
Por kozyndan

Foi graças à criação das forças militares nipónicas que este hábito se tornou festival, tendo a sua realização sido suspensa temporariamente durante a Segunda Guerra Mundial. Actualmente, a tradição encontra-se retomada e vários milhares de pessoas de todo o mundo vão a esta cidade japonesa para participar nesta festa e mostrar os seus dotes artísticos com a neve.

Este ano, o festival realiza-se de cinco a onze de Fevereiro. Apressem-se a comprar os bilhetes de avião, porque já só faltam três dias para o Sapporo Snow Festival começar. E, já de agora, nove dias para terminar.

groomit de neve
Por Jonas

Versão inglesa do site oficial do Sapporo Snow Festival
Fontes: Wikipédia e Snowfes.com, via Pink Tentacle
publicado por brunomiguel às 13:45 | link do post | comentar