A web mais aberta com os Microformats

Recentemente, tomei contacto com um formato aberto - de domínio público, para ser mais preciso - extremamente interessante: os Microformats. Este formato possibilita a publicação de informação, como o cartão de visita de uma pessoa (nome, email, localização, etc) ou informações sobre eventos (data, localização, etc) - só para dar dois exemplos - através de sintaxe XHTML.

Os vários Microformats são o hCard, hCalendar, rel-license, rel-nofollow, rel-tag, VoteLinks, XFN, XMDP e XOXO. A sua implementação não é muito complicada e a Wiki oficial ainda a torna mais simples, uma vez que contém imensa informação sobre as diferentes especificações, para além de dar alguns exemplos práticos.

Como a sua sintaxe é XHTML, parece que não é nada de novo; mas, na realidade é. O uso da sintaxe XHTML permite que essa informação possa aparecer normalmente num site e, ao mesmo tempo, que sejam utilizadas ferramentas para exportar essa mesma informação. No caso de uma das especificações dos Microformats, o hCard, ele aparece num site e pode ser exportado como vCard com a extensão Operator - disponível para o Firefox.

Na comunidade em torno deste projecto, que me deu uma boa ajuda, encontrei um português. Chama-se André Luís e, como o Alcides Fonseca, foi uma óptima ajuda na implementação do hCard.

Este post é, ao mesmo tempo, um texto para este blog e um rascunho que irá ser publicado no Webtuga. Se tiveram alguma informação a acrescentar ou algo a corrigir, por favor façam-no nos comentários.
tags:
publicado por brunomiguel às 03:10 | link do post | comentar