Olha, olha, já envia e recebe emails!

Hoje, acho que me tornei um pouco geek. Instalei o Alpine, configurei-o para a minha conta principal do Gmail e já consigo enviar e receber correspondência electrónica. Se amanhã descobrir para que raio serve aquele botão que diz power, torno-me um novo geek a sério!

email

Agora a sério, esta foi a primeira vez que consegui configurar com sucesso um cliente de email para a linha de comandos. Primeiro instalei o deb dos repositórios do Debian Lenny GNU/Linux e configuração a aplicação; mas, estranhamente, ele só recebia emails e não enviava nada. Pesquisei um pouco no Google e encontrei este site. Segui as dicas e o Alpine já envia mails.

Como isto já envia e recebe mails, ando a ver as opções da aplicação e a tentar descobrir como configuro dois ou mais servidores SMTP (talvez usando dois ficheiros de configuração diferentes, um para cada servidor SMTP?!) e corrijo esta situação: "[Warning: Non-hexadecimal character in QP encoding!]". Também estou a tentar por isto a dar uma qualquer notificação para a chegada de emails novos. Já encontrei uma opção relacionada com notificações, mas supostamente se ela for activa, as notificações são desactivadas. Mas o lixado é que eu não tenho notificações, mesmo com essa opção desactivada!

Se souberem a solução para qualquer uma destas três situações, estejam à vontade para a partilharem comigo nos comentários.

Update #1: Já tenho o Alpine configurado para utilizar 2 servidores SMTP diferentes. Copiei o ficheiro de configuração do Alpine (.pinerc), dei-lhe um nome diferente (.pinerc-blog) e alterei os dados do servidor SMTP e IMAP. Depois, bastou correr a aplicação com o seguinte parâmetro: -p /home/user/.pinerc-blog (onde está user, devem substituir pelo vosso username). Este já está resolvido, só faltam os outros dois.
tags:
publicado por brunomiguel às 14:47 | link do post | comentar