Resumo da semana

Nestes últimos dias - melhor dizendo, nesta última semana - não tenho ligado muito aos lançamentos dos sistemas livres. Por isso, hoje vou fazer um pequeno resumo das novidades desta semana.

tecnologia

Começando pelo início da semana.

A distribuição de GNU/Linux Scientific Linux, uma distribuição baseada no Red Hat Enterprise Linux e direccionada para a investigação científica, chegou à versão 5.1. As novidades são a inclusão do Alpine, FUSE, IceWM, Java, MadWIFI e NdisWrapper. O download pode ser feito aqui e o anúncio oficial lido aqui.

Outra distribuição de GNU/Linux com nova versão, mas de desenvolvimento, é o Trinity Rescue Kit, que está na versão 3.3 Beta. Como o nome indica, esta é uma distribuição de GNU/Linux direccionada para operações de reparação de sistemas GNU/Linux e Windows e é baseada na Mandriva. Nesta beta, foi adicionado o Linux 2.6.23.12 e corrigidos vários bugs. O download pode ser feito aqui e o anúncio lido aqui.

A distribuição de GNU/Linux ZenWalk chegou hoje à versão 5.0. O Xorg 7.3 foi incluído, assim como vários drivers, o browser Iceweasel (Firefox) e o cliente de email Icedove (Thunderbird) foram actualizados, a aplicação WiFi Radar foi substituida pela Wicd WiFi e o gestor de desktop XFCE foi actualizado para a versão 4.4.2. Download aqui e anúncio oficial aqui.

Hoje, também, foi o lançamento da primeira alpha da versão 11 do OpenSUSE. Esta alpha vem com um novo instalador (que é brutal!), o KDE 4.0.0, Perl 5.10, CUPS 1.3.5, NetworkManager 0.7 e mais uma panóplia de aplicações que poderão conhecer no anúncio oficial. Download aqui.

Continuando no software livre, mas saindo do campo do GNU/Linux, está a nova versão da FreeBSD: FreeBSD 6.3. Esta nova versão estável da FreeBSD 6.x vem com o GNOME 2.20.1, Xorg 7.3, KDE 3.5.8, Sendmail 8.14.2 e com o sistema de ficheiros Unionfs novamente incluído. Mais informações no anúncio oficial. Download aqui.
tags:
publicado por brunomiguel às 21:18 | link do post | comentar