Hoje senti o efeito WOW do Vista

WOWHoje experimentei o Windows Vista - não no meu computador, mas num portátil que apareceu cá vem casa. E sim, já lavei as mãos, não há perigo de contágio.

Esta minha experiência com o Windows Vista foi WOW. Não consegui, sequer, configurar uma simples rede cablada entre dois pcs: defini ip fixo, deixei o ip automático, mas nada; ele, pura e simplesmente, não detectava o outro computador com Xispe. Até me crashou quando estava a "reparar" a rede. Mas pior foi descobrir onde estavam as opções que queria, porque o interface é intrusivo e nada amigável. Onde é que já se viu a opção para activar uma rede estar escondida na "Resolução de Problemas"?!

Em relação ao famoso interface... Desculpem-me os fãs do Aero, mas só lhe achei piada durante 5 minutos. Depois, comecei a enervar-me seriamente com aquele interface intrusivo. Até o Compiz, aplicação de que eu não gosto muito, é bem melhor e muito menos pesado.
E aquele menu... Yuk. O iniciar do XP e anteriores é muito melhor que o do Vista, ainda que o do XP não seja exemplo para ninguém, já que consegue ser bastante lento quando se instalam algumas aplicações.

Depois de muito me envervar, meti-lhe um cd do Ubuntu e, imaginem, funcionou. Não precisei de kung-fus. Funcionou. Até a rede estava a funcionar como devia. E corria quase à mesma velocidade do Vista, ainda que fosse uma sessão liveCD.
Estou a falar de um portátil com 2GB de ram, uma GForce 8600GT e um Intel Core2Duo: uma máquina bastante recente.

O meu veredicto em relação ao Windows Vista é: se foi nisto que a Microsoft gastou vários milhões de euros e cinco anos a desenvolver, mais vale eles dedicarem-se à venda de castanhas assadas.

edit: não sou eu na foto e acho o design do vista mais agradável que o do xp, mas o interface é confuso e não é intuitivo.
publicado por brunomiguel às 19:54 | link do post | comentar