Noite, a desculpa perfeita

vigilânciaA violência na noite tornou-se na desculpa perfeita para monitorizar as pessoas.

A grande medida que irão implementar, no Porto, para combater a criminalidade nocturna é a instalação de câmaras de vídeo-vigilância. Esta medida é de um brilhantismo... Vão ser mesmo as câmaras que vão demover um gatuno encapuçado de dar uns tiros em alguém.

Ao menos que as câmaras sejam à prova de choque, porque não deverá demorar muito até começarem a aparecer partidas - a não ser que esteja bastante alta e, mesmo assim, pode levar uma bala.

Eu tenho cá para mim que seria melhor destacar mais polícia para as zonas de divertimento nocturno, porque a presença física faz pensar duas vezes, mas uma câmara não (ou, pelo menos, tanto).

Mas o mais grave, pelo menos para mim, é a privacidade; melhor, a perda de privacidade. Tudo bem que esses dados ficam protegidos pela Comissão Nacional de Protecção de Dados, mas isso não é quase o mesmo que entregar os dados ao Governo? Eu pergunto, porque não sei.

Espero é que ninguém se lembre de instalar keyloggers nos computadores dos portugueses, para combater os download de legalidade duvidosa.
publicado por brunomiguel às 22:33 | link do post | comentar