Lista de software para GNU/Linux equivalente às opções para Windows

Uma das queixas mais frequentes dos utilizadores que querem mudar para GNU/Linux ou que mudaram muito recentemente, é a incapacidade de correrem, em GNU/Linux, a maioria do software que corriam em Windows. Talvez isto seja porque esperam uma versão gratuita do Windows sem os vírus, fragmentação, BSODs e os imensos problemas conhecidos dos sistemas Windows.

Fazer esses utilizadores perceber que existem várias aplicações para GNU/Linux que fazem o que eles pretendem, pode ser um bocado complicado. Eu sei do que falo, porque já tentei fazer perceber isso a algumas pessoas e elas queriam, à força, usar determinada aplicação que não corria em GNU/Linux, mesmo depois de lhe apresentar opções superiores. Do outro lado "da barricada", estão os utilizadores que sabem que dificilmente irão conseguir utilizar o software que tinham em Windows e que não conhecem opções para GNU/Linux.

Para estes e para os teimosos, existem alguns sites com listas de aplicações para GNU/Linux equivalentes às mais usadas em Windows. Algumas destas listas podem ser vistas nos sites Open Source Alternative, The Linux Alternative Project, Linux Screw e Linux App Finder.

Boas "tuxadas" e, se for o caso, boa transição.

Fonte: Download Squad
tags:
publicado por brunomiguel às 06:36 | link do post | comentar