Shift Linux 0.5

Acabei de dar uma visita ao DistroWatch.com e tive uma agradável surpresa: soube que a comunidade Neowin.net tem a sua própria distribuição de GNU/Linux, o Shift Linux, e que acabou de lançar a nova versão do projecto.

O Shift Linux é um liveCD baseado no Morphix, que por sua vez é baseado no Debian. Esta distribuição está disponível em três versões diferentes, que variam de acordo com o gestor de desktop ou window manager que utilizam: Fluxbox, GNOME e KDE.

O facto de ter três versões diferentes não quer dizer que o software é diferente entre elas. É certo que alguns (poucos) programas variam, mas aplicações como GVim, Revelation, GIMP, XSane, Liferea, XChat, gFTP, Abiword e Rhythmbox estão presentes nas três versões, facilitando a mudança entre elas e outras distribuições.

Infelizmente o site não tem informações sobre as novidades desta versão, nem sobre as versões das aplicações usadas. Isso não é obrigatório, mas eu gosto de saber isso (simples curiosidade).

A avaliar pelos screenshots, parece ser uma distribuição com um look bem trabalhado. Mas não vão por mim; façam o download, instalem o Shift Linux e avaliem vocês mesmos.
tags:
publicado por brunomiguel às 06:08 | link do post | comentar