Apt-build: instalação de aplicações optimizadas

Hoje descobri um utilitário muito fixe para Debian GNU/Linux e respectivas Dolly (clones): o Apt-build. Este utilitário faz o download da source de um programa dos repositórios, trata das dependências, compila-o optimizado para a arquitectura que definimos, cria o respectivo deb e instala-o automaticamente. É semelhante ao emerge, do Gentoo, mas com um funcionamento mais simples.

Para além de permitir a instalação de uma aplicação optimizada para o computador, permite também recompilar todo o sistema, mas isso demora muito e já requere algum conhecimento extra, caso a coisa corra mal.

O uso deste comando é muito semelhante ao Apt-get: basta um apt-build update para actualizar os repositórios, um apt-build install programa para instalar o programa que queremos e um apt-build world para reinstalar todo o sistema optimizado para a máquina (cuidado com este último).

Nalgumas aplicações, esta optimização quase não se irá notar ou não se irá notar sequer, mas noutros a diferença pode ser muita.

via PolishLinux.org
tags:
publicado por brunomiguel às 22:25 | link do post | comentar