RoFreeSBIE 1.3 - BSD para o desktop

RoFreeSBIE, um projecto que só fiquei a conhecer hoje, tem mais uma versão estável disponível.

O RoFreeSBIE é um clone da última versão do FreeBSD (FreeBSD-6.3-PRERELEASE), mas direccionado para utilizadores de desktop. Como a maioria dos clones do FreeBSD, usa o KDE como gestor de desktop.

Para além do KDE, versão 3.5.7, podem encontrar o Window Maker, o Xorg 7.3, os drivers oficiais da NVidia e um script para activar e desactivar estes drivers "on the fly" e suporte para wireless, para além de, dizem os seus criadores, uma excelente emulação de aplicações criadas para GNU/Linux.

Como é uma distribuição direccionada para desktop, podem esperar muito software multimédia (xmms, k3b, XCam, Noatum, etc), software para a internet (Emula, Firefox, XChat, Kmail, Kopete, etc), aplicações para libertar o artista que há em vós (Inkscape, GIMP, XPDF, etc), uns jogos para matar o tempo (Tuxracer, Kasteroids, Same Game, Konquest, etc) e até aplicações de produtividade (OpenOffice).

Se são fãs dos sistemas BSD, curiosos ou simplesmente querem experimentar algo novo, este projecto pode ser uma boa escolha, até porque está traduzido para português. Façam já o download.
tags:
publicado por brunomiguel às 03:30 | link do post | comentar