Serão os acordos com Microsoft benéficos para as empresas?

luckSerá que o acordo de interoperabilidade e protecção contra processos por violação de propriedade intelectual assinado com a Microsoft foi realmente benéfico para a Novell? É que observo um ligeiro decréscimo do volume de receitas, quando comparado com 2006; mas, por outro lado, o balanço deste ano é bem superior ao dos dois anos anteriores. A Microsoft, por seu lado, teve um aumento das receitas, mas o balanço parece ser mais pequeno que em 2006. Claro que o ano ainda não acabou, mas já só estamos a 1 mês e meio de 2008.

Do outro lado da "barricada", a outra grande empresa do mundo GNU/Linux, que por acaso não assinou nenhum acordo de protecção e interoperabilidade com a Microsoft, a Red Hat, tem tido um crescimento largamente superior ao da Novell. Coincidência?

Esta pequena e tosca análise tem por base os dados do Google Finance, um serviço do Google que gosto de visitar de tempos a tempos, a fim de observar a evolução de algumas das empresas do mundo da tecnologia, e também para ver algumas notícias recentes sobre elas que me possam ter escapado.

Existirão, com certeza, vários factores que influenciaram o crescimento destas empresas na bolsa, como o lançamento de novos produtos e aquisição de novas empresas, mas não será o tal acordo um dos grandes responsáveis para estes números?!

Apesar de ter estudado economia no secundário (e de ter deixado o curso a meio por multimédia), já não sei interpretar muito bem estes dados, por isso esta análise pode conter algumas falhas. Contudo, mesmo com falhas, não me parece que ande muito longe da realidade.

Estejam à vontade para fazer uma análise à minha análise e/ou apresentar outras análises nos comentários.

{Red Hat no Google Finance}
{Novell no Google Finance}
{Microsoft no Google Finance}
publicado por brunomiguel às 04:34 | link do post | comentar