Fedora 8

Foi lançado hoje o Fedora 8, a mais recente versão da distribuição de GNU/Linux apoiada pela Red Hat. A distribuição está disponível em DVD para 32bit e 64bit, LiveCD para as mesmas plataformas e até numa imagem optimizada para arrancar a partir de um dispositivo USB.

A nível do sistema e administração, o Fedora tem uma nova ferramenta de configuração da firewall, sofreu melhoramentos na segurança ao nível das aplicações de compilação e no acesso à memória do Kernel, vem com um novo sistema de configuração de privilégios chamado PolicyKit e usa o daemon de som PulseAudio.

No que toca ao dekstop, foi incluído um novo tema e um wallpaper que muda de cor conforme a hora do dia, os gestores de desktop usados são o GNOME 2.20, KDE 3.5.8 e XFCE 4.4.1, as impressoras são configuradas automaticamente e o utilizador notificado da sua instalação, a instalação de codecs proprietários pode ser feita automaticamente com o utilitário Codec Buddy, foi incluída a mais recente versão do Compiz e dos plugins Compiz-Fusion, o consumo de energia em portáteis foi diminuído e o Network Manager foi actualizado.

São muitas novidades no Fedora 8, mas também alguns bugs. Um dos bugs faz com que um teclado USB não funcione aquando do início da instalação. Se isto vos acontecer, reiniciem o pc e primam a tecla "shift" durante o arranque do instalador, para forçar a instalação em modo de texto. Mais bugs conhecidos na wiki do Fedora.

O download do Fedora 8 pode ser feito por Bittorrent, HTTP, FTP ou RSync.
publicado por brunomiguel às 18:17 | link do post