Um esquema que dura à sete anos

Porque raio é que as pessoas acreditam nos emails que lhe prometem telemóveis, portáteis e até comprimidos milagroso? Como é que podem ser tão burras e tão inocentes, ao ponto de reenviarem esses emails a todos os contactos e a quem o enviou, metendo assim esses endereços em listas de spam? Como é que podem abrir anexos enviados por pessoas que não conhecem, para acabar infectadas com toda a porcaria que existe?

Hoje vi-me envolvido numa situação destas, ao receber um email de um conhecido onde podia ler-se (eu vou deixar o email transcrito no final do texto) que uma tal de Anna, empregada da Ericsson (que, só por acaso, se chama Sony Ericsson desde 2001, mas isso é o menos....) prometia dar o mais recente "Lap top WAP" Ericcson T18 se a pessoa reenviasse aquele email para ela e para, pelo menos, 8 contactos; se reenviasse o email a 20 ou mais contactos, receberia um Ericsson R320. Eu fui um dos (in)felizardos a quem o mail foi reenviado.

Eu pergunto: Mas que caralho é um "Lap Top WAP?" Aliás, que raio é um Lap Top? Mas não se escreve laptop e isso não significa computador portátil? E desde quando é que alguém envia um email a uma pessoa para lhe dar um telemóvel? E quem é que iria querer dois telemóveis da idade da pedra, dois autênticos tijolos de 17.

Fiz uma pequena pesquisa no Google e deparei-me com um site onde é mencionado este esquema. Ao que parece, data de 2000, um ano antes da fusão da Sony e Ericsson (daí que o mail não venha da Sony Ericsson, mas sim da Ericsson). Não percebo como raio é que isto sobreviveu durante sete anos. Será que há assim tantos utilizadores estúpidos? Ok, nem era preciso fazer esta pergunta... :|

O chato disto tudo não é haver pessoas que acreditam nestas merdas (apesar disso ser grave). Chato é as pessoas que sabem que isto é uma treta apanharem por tabela. Já sei que, nos próximos tempos, vou receber Spam como o caraças, isto se o tal endereço de email ainda estiver activo.

Como gajo porreiro e bacano que sou, enviei um email a este meu conhecido, onde expliquei que aquilo é uma treta, porque é treta e porque é que ele não deveria reenviar este tipo de emails. Mais logo, se conseguir, falo com ele, para ter a certeza que ele percebeu o que lhe disse no email e para responder a qualquer dúvida que ele tenha. Sou mesmo um fixe! xD
Date: Tue, 6 Nov 2007 22:54:19 +0000
From:
To:

A empresa Ericsson está distribuindo gratuitamente 'lap tops' com o
objetivo de se equilibrar com a Nokia, que está fazendo o mesmo.

A Ericsson deseja assim aumentar sua popularidade. Por esse motivo,
está distribuindo gratuitamente o novo Lap Top WAP. Tudo o que é
preciso fazer é enviar uma cópia deste e-mail para 8 (oito)
conhecidos.

Dentro de 2 (duas) semanas você receberá um Ericsson T18.

Se a mensagem for enviada para 20 (vinte) ou mais pessoas, você
poderá receber um Ericsson R320.



Importante!: É preciso enviar uma cópia do e-mail para
email removido por razões óbvias
publicado por brunomiguel às 15:02 | link do post