O que aconteceu ontem, há muitos anos atrás

efemerides
Imagens retiradas da Wikipedia.

Ontem foi o aniversários de dois acontecimentos importantes do século XX: o lançamento da missão tripulada Apollo 11 e o detonamento da primeira bomba nuclear.
A Apollo 11 foi a primeira missão tripulada a pousar na Lua. A sua tripulação era constituída pelos astronautas Neil Armstrong (comandante), Edwin Aldrin (Piloto do Módulo Lunar) e Michael Collins (piloto do Módulo de Comando).
O lançamento da missão foi no dia 16 de Julho de 1969, à 38 anos atrás. Quatro dias depois, o módulo lunar atinge a superfície da Lua. O primeiro astronauta de sempre a pisar a superfície lunar foi o comandante NeilArmstrong, que proferiu uma das frases mais famosas de sempre: “It's one small step for man, one giant leap for mankind”. No dia 20 de Julho , a missão regressa, apesar de alguns percalços na descolagem - um dos fusíveis essenciais para o arranque dos motores partiu e Edwin Aldrin teve que usar uma caneta para desenrascar a situação e permitir a descolagem.
O Projecto Manhattan foi um projecto americano, com o apoio do Reino Unido e do Canadá, para desenvolver a primeira bomba nuclear e foi um marco importante na Segunda Guerra Mundial. O projecto foi dirigido pelo generalLeslie Groves e a pesquisa efectuada pelo físico J. Robert Oppenheimer.
O desenvolvimento do Projecto Manhattan deu origem a três bombas nucleares. A primeira, conhecida como Trinity, foi detonada em Almogordo, Novo México e foi também a primeira bomba nuclear detonada de sempre. As outras duas foram detonadas no Japão; a primeira delas foi detonada no dia 6 de Agosto de 1945 em Hiroshima, e a segunda três dias depois, na cidade de Nagasaki. As bombas nucleares que atingiram o Japão mataram milhares de pessoas após o seu impacto e muitas mais morreram durante vários anos, fruto da radiação nuclear.
Foi isto que se passou ontem, à muitos anos atrás. De uma forma ou de outra, estes acontecimentos marcaram a humanidade e garantiram o seu lugar na História.

{Fonte: Wikipedia Lusófona}