Trisguel, GNU/Linux hablando español

Desculpem qualquer pontapé na língua dos "nuestros hermanos", mas não sei escrever espanhol e vejo-me à rasca para perceber o que eles falam. A coisa ainda se torna mais complicada quando falam outros dialectos do país, como o Basco.

"O que é o Trisguel", perguntam vocês. "Ainda bem que fazem essa pergunta", respondo eu. O Trisguel é uma distribuição de GNU/Linux 100% livre (ou pelo menos, é o que os seus criadores dizem) baseada no Debian, com suporte linguístico para inglês, castelhano e galego e que acabou de lançar a versão 1.5.

A nova versão do Trisguel vem com um conjunto de software muito semelhante ao Debian Lenny e, como o Debian Lenny, pode e deve ser usada em desktops (pessoais, escolares ou empresariais) e servidores. O kernel Linux usado é a versão 2.6.22, trás o novíssimo GIMP 2.4, OpenOffice 2.2.1, X.Org 7.2, GNOME 2.18, novo tema GTK+ e mais 1 000 pacotes instalados. Para além do software livre instalado, ainda tem mais 20 000 pacotes disponíveis nos repositórios.

O Trisguel 1.5 está disponível numa imagem de 692MB, perfeita para gravar num CD. Por isso, não há desculpas para não fazer o download e instalação desta distribuição dos nossos "vizinhos".

{Homepage do Trisguel}
{Download do Trisguel}
publicado por brunomiguel às 18:52 | link do post | comentar