O buraco negro que veio por tudo em causa

M33Foi descoberto um buraco negro num sistema binário vizinho, a 3 milhões de anos-luz de distância da terra, que está a desafiar as actuais teorias para a formação destes misteriosos corpos, devido ao seu tamanho anormal e sistema onde se encontra. O buraco negro, chamado M33 X-7, tem 15.7 vezes o tamanho do nosso sol e está a na órbita da outra estrela do sistema, que tem uma massa 70x superior à massa da estrela da nossa galáxia. De acordo com as actuais teorias, o tamanho da estrela que lhe deu origem deveria ser maior que o próprio buraco negro. Mas este possível tamanho põe em causa tudo o que se sabe (ou pensava saber) sobre buracos negros.

Seguindo as teorias actuais, o tamanho de um buraco negro nunca é superior ao tamanho da estrela que lhe deu origem. Como se situa num sistema binário, um sistema com duas estrelas, esta estrela morta teria de ter uma massa superior à outra estrela do sistema, para morrer primeiro. Isso significaria, dadas as dimensões do buraco negro, que o raio da massa da estrela extinta - calcula-se que tinha uma massa 150x superior à do Sol, quando explodiu - seria superior à distância que existia entre as duas, ou seja, a estrela que ainda não colapsou existiria dentro da colapsada. E é isto que está a causar muito burburinho na comunidade científica.
Such a massive star would have had a radius larger than the present separation between the stars, so the stars must have been brought closer while sharing a common outer atmosphere. This process typically results in a large amount of mass being lost from the system, so much that the parent star should not have been able to form a 15.7 solar-mass black hole.

Já se dizia no Star Trek: "Space, the final frontier". Esta descoberta irá, certamente, revolucionar a maneira como vemos o espaço. Talvez demore 5, 10 anos até termos uma resposta, mas essa resposta poderá contribuir para o conhecimento sobre a formação do universo. E, verdade se diga, isto é uma notícia altamente, pelo menos para mim, um crente na vida extra-terrestre, fã de ficção científica e fascinado pelo espaço desde muito tenra idade.

Mais informação no press release oficial.

{Fonte: Wired Science}
publicado por brunomiguel às 20:57 | link do post | comentar