PackageKit e a uniformização das distribuições de GNU/Linux

Li ontem, no blog do Og Maciel, um post sobre o lançamento de um front-end para vários gestores de pacotes. Este front-end é independente da distribuição, da arquitectura e dos formatos dos pacotes. É um pouco a situação que o Paulo Trezentos, um dos criadores e responsáveis pela distribuição portuguesa Caixa Mágica, descreveu no Bitaites, quando escreveu sobre a uniformização entre algumas distribuições de GNU/Linux.
As distribuições vão começar a juntar-se em torno de um núcleo, bibliotecas básicas e instaladores/configuradores comum.

Eu creio que uma uniformização ao nível dos interfaces gráficos para os gestores de pacotes, mas não só, seria bom para os utilizadores de desktop, como eu. Mas não acho que se deva fazer disso regra, porque acaba por limitar um pouco a escolha. Um aproximar entre as vária distribuições direccionadas para desktop seria bom, entre as distribuições direccionadas para servidores também, e igualmente entre as genéricas, mas apenas se não fosse uma aproximação muito grande, porque depois eram todas iguais. Algumas semelhanças, sem que uma distribuição deixasse de introduzir ferramentas não presentes nas outras, era óptimo. Ajudava os utilizadores a familiarizarem-se mais rapidamente com a nova distribuição, o que acabava por tornar o GNU/Linux mais apelativo.

Mas uma semelhança a quase todos os níveis, até mesmo na configuração do kernel, seria mau. Nem todas as distribuições têm os mesmos targets; Red Hat e Debian, por exemplo, têm um target diferente do Mandriva e Ubuntu. Se estas quatro fossem uniformizadas, pelo menos uma delas ia à vida e as restantes tornavam-se ovelhas Dolly.

Algumas semelhanças entre as distribuições, para as tornar mais apelativa e mais familiares, sim. Muita uniformização,não; assim não há muita escolha, nem grande liberdade de escolha. Não são a liberdade e a liberdade de escolha umas das bases do software livre?!

{Post do Og Maciel sobre o PackageKit}
{Post do Paulo Trezentos no Bitaites}
publicado por brunomiguel às 15:06 | link do post